Artigo, Opinião
Deixe um comentário

Sobre a volta da ditadura

Renato Spadini Jr.
Professor de História formado pela PUC

Tais empréstimos além de patrocinarem o “Milagre Econômico”, ou seja, o exaltado crescimento de 12% ao ano que só serviu para enriquecer as elites. E também financiar obras faraônicas, símbolos de uma pretensa grandiosidade que só existia na mente dos tolos ou dos mal intencionados. Não ocorreram investimentos relevantes para o desenvolvimento social, a economia cresceu, mas não houve distribuição de renda, as diferenças entre ricos e pobres aumentaram, analfabetismo e mortalidade infantil eram mazelas que atingiam a maior parte da população, citando apenas as mais vexatorias.

Renato Spadini
Professor de História

Havia emprego, mas o salário era baixo principalmente para os trabalhadores com pouca ou nenhuma especialização, ou seja, a maioria. Os direitos de expressão foram retirados e quem falasse o que o governo não quisesse ouvir passava a cometer os absurdos crimes políticos que eram tratados por torturadores com violência física, psicológica e a morte.

Os crimes comuns resolvidos com violência descomunal e marginal, pois quem agia eram os grupos de extermínio, como por exemplo o Esquadrão da Morte. A classe média omissa e temerosa pelos seus bens se manteve calada e submissa, mesmo vendo parte de seus filhos serem chamados de subversivos.

Com a primeira crise internacional, do período, no caso a do petróleo de 1973, o castelo de cartas desabou e teve o início do processo de abertura longo, gradual e nos termos dos milícos seguro. Ou seja, a torneira dos empréstimos secou e não era mais possível manter a repressão e conviver a recessão econômica.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s