Opinião
Deixe um comentário

Córregos serão realmente despoluídos?

Córrego Zavuvus – 1996

Desde 2019 o Governo do Estado de São Paulo lançou o Prograna Novo Rio Pinheiros, que promete a despoluição do Rio Pinheiros. Para isto, foi lançado um enorme programa de despoluição dos córregos que desaguam no rio. Aqui na zona sul, os principais são o Córrego Zavuvus e o Córrego do Cordeiro.

Por décadas, estes dois córregos foram descuidados pelas autoridades, o que antes, nas décadas passadas eram sinônimos de beleza, se tranformou em um descaso total das autoridades, que viram a degradação completa destes, que antes eram riachos, com vida, se transformarem em um local de despejo de esgoto à céu aberto.

Com o passar das de décadas, milhares de pessoas ocuparam às margens destes córregos, em situações insalubres, ocasionando inúmeras enchentes na região. O Expresso Periférico, em no artigo “Imagens falam por sí”, retrata bem a situação atual dos córregos.





Crianças brincam sobre casa construída em cima de um córrego não mapeado, entre as ruas Comendador Capodáglio e Rafael Parisi, na Cidade Ademar.

Pequenos afluentes – A situação pior são dos pequenos afluentes destes córregos, onde a comunidade está praticamente em cima. São tantas, casas e barracos construídos em pequenas vielas, que é dificil de entrar no local. Um exemplo, é um córrego que existe entre as ruas Comendador Arthur Capodáglio e Rafael Parísi. Ali, há um córrego que não é mapeado pela prefeitura, ou seja, não há no mapa, pois foi canalizado pelos próprios moradores que construíram suas casas praticamente em cima destes pequenos afluentes.

A promessa da despoluição demandará um alto investimento principalmente em habitação de qualidade para centenas de famílias que vivem há décadas nestas áreas de risco. Será que isto vai acontecer?

Este post foi publicado em: Opinião

por

Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Letras, pela Faculdade Diadema. Pós-Graduado em Estudos Linguísticos e Literários pela Fundação Santo André. Andante das ruas da Cidade Ademar e de toda São Paulo e apaixonado pelas comidas de boteco e futebol, principalmente futebol de várzea.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s