Cidade Ademar, O Bairro
Deixe um comentário

Placa “Estrada do Cupecê” relembra a história do bairro

Placa histórica do primeiro nome da Avenida Cupecê, há 88 anos

Uma única placa isolada em uma casa simples no número 5775 da Avenida Cupecê no Jardim Miriam revela a história do bairro, com um dos objetos históricos: a antiga placa Estrada do Cupecê. Todas as demais em sua extensão já não existem. A avenida teve seu nome atual oficializado pela Lei 4 371, de 17 de abril de 1953, tendo confirmada esta denominação com a grafia atualizada por meio do decreto 15 635, de 17 de janeiro de 1979. A placa era de uma época em que o Jardim Miriam era um grande descampado: isso era a Cidade Ademar nos anos 1950.

Uma das casas mais antigas do bairro, ainda mantém placa do primeiro nome da Cupecê há 88 anos

O nome da avenida tem origem indígena do bairro que fica na altura onde é hoje a Casa Palma, chamado Jardim Cupecê, que em tupi significa “língua partida”, ou também, segundo o dicionarista Teodoro Sampaio, co-pecê, “roça dividida”. Nos anos 30, todos tinham que passar pela “Estrada do Cupecê” no sentido litoral.

Nos anos 50, a Empresa Anchieta foi a responsável pelos primeiros loteamentos. Existem duas versões para o nome de Cidade Ademar, a primeira é que o responsável por este loteamento seria o engenheiro responsável pelo trabalho se chamava Ademar. Já a segunda versão seria do loteamento de uma grande fazenda que pertencia ao governador Ademar de Barros. O jornal O Bairro, está pesquisando as duas versões e em breve, será divulgado.

Atualmente a Avenida Cupecê é uma das mais importantes vias da Zona Sul de São Paulo. Em conjunto com as avenidas Roque Petroni Júnior, Professor Vicente Rao e Avenida Vereador João de Luca, faz a ligação da Ponte do Morumbi, na Marginal Pinheiros, até o centro de Diadema. É o principal caminho entre a capital paulista e Diadema em que não há cobrança de pedágio.

Na avenida passa ainda o Corredor Metropolitano São Mateus – Jabaquara, ligando a cidade de Diadema e a Região do Grande ABC á região da Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini.

Este post foi publicado em: Cidade Ademar, O Bairro
Etiquetado como: , ,

por

Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Letras, pela Faculdade Diadema. Pós-Graduado em Estudos Linguísticos e Literários pela Fundação Santo André. Andante das ruas da Cidade Ademar e de toda São Paulo e apaixonado pelas comidas de boteco e futebol, principalmente futebol de várzea.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s