Cidade Ademar
Deixe um comentário

Comunidade teme fechamento do 43ºDP e 80º DP da região

“Onde há fumaça, há fogo”, afirma Paulão, presidente do Conseg da Cidade Ademar e diz que é preciso estar atento ao caso.

Vazou na imprensa no mês de fevereiro publicado no G1 um suposto plano para fechar 15 distritos policiais na capital de São Paulo. O fato abalou líderes comunitários locais e o fato chegou ser abordado em reuniões virtuais dos Consegs, pois pela proposta, dois distritos da região o 43º DP da Cidade Ademar e o 80º DP da Vila Joaniza seriam fechados. A reportagem do jornal O Bairro entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública que afirmou não haver fechamento de nenhum distrito, mas sim, mais ênfases nas investigações e nos Boletins de Ocorrência via internet.

A reportagem do G1 do dia 19 de fevereiro informou que o projeto trata-se de uma fusão de unidades, com o fechamento total de prédios, e alguns distritos policiais passariam a atender as ocorrências dos locais que ficarão sem delegacias. A reportagem ainda divulgou uma lista que estaria circulando nas redes sociais dos distritos que seriam fechados.

A Secretaria de Segurança Pública descartou a possibilidade dos fechamentos dos distritos da região. Em nota enviada ao jornal O Bairro a Secretaria informa que “a Polícia Civil não fechou nenhuma delegacia”. Diz ainda que as centrais de flagrante passaram a funcionar 24 horas, fazendo assim, um remanejamento no atendimento para aperfeiçoar o trabalho. “Os 93 distritos policiais da capital funcionam normalmente, sendo possível a confecção do registro de ocorrência, inclusive com a disponibilidade de terminal com computador para a população registrar via eletrônica.”

Para João Calixto, presidente do Conseg da Vila Joaniza, não é possível acreditar, nem imaginar a região sem os 43º e o 80º DPs. “Querem que seja tudo eletrônico, concentrando os trabalhos investigativos e as ocorrências online. Na verdade, não sabemos onde a tecnologia ajuda ou atrapalha. Se isto acontecer à perda será imensurável, não estamos conseguindo admitir tal possibilidade”, disse.

Para Paulo Roberto Silva Santos, presidente do Conseg Cidade Ademar, “onde há fumaça, há fogo”. Para Paulão, como é conhecido, este suposto plano não surgiu na imprensa ou nas redes sociais à toa. “Esta informação pode ter sido vazada e houve algum recuo. Temos que nos precaver, pois pode estar prestes a acontecer”, comentou.

Paulão diz ainda que é preciso lutar e ficar atento para que os DPs não fechem e já contactou alguns deputados na Assembleia Legislativa. “A tentativa de fechar o 43º DP e o 80º DP é real e contatamos alguns deputados para lutar pela causa. Se houvesse transparência, os presidentes dos Consegs seriam chamados para debater estes estudos. Não vamos desistir, vamos tentar falar com o governador, afinal precisamos ajudar a comunidade”, disse.

Imagem de suposta proposta de fechamento de DPs divulgada nas redes sociais

Centrais de Flagrante

Desde o último dia 23 de fevereiro, a Secretaria de Segurança Pública alterou o atendimento das delegacias. Esta alteração visa incentivar o registro das ocorrências pela internet e deixaras equipes mais livres para investigações. Desta forma, o objetivo é reduzir a presença física de agentes nos plantões, a portaria cria ainda centrais de plantão judiciário para registrar casos de flagrante das delegacias de bairro e permite a criação de pequenas equipes de investigação nas periferias.

Este post foi publicado em: Cidade Ademar

por

Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Letras, pela Faculdade Diadema. Pós-Graduado em Estudos Linguísticos e Literários pela Fundação Santo André. Andante das ruas da Cidade Ademar e de toda São Paulo e apaixonado pelas comidas de boteco e futebol, principalmente futebol de várzea.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s