Guia da Cidade Ademar
Deixe um comentário

Barbearia do Zezé, um dos últimos da “Velha Guarda”

Seu Zezé atende o Dr. Melo que mora no Brooklin há 30 anos – (foto de Sérgio Pires)

A barbearia é uma das profissões mais antigas da humanidade, já passou por varias fases nas últimas décadas. Nos anos 90 e 2000 elas praticamente deram lugar aos salões de cabeleireiros e muitos profissionais migraram para esta onda para conquistar o público feminino. Porém, no inicio do século XXI uma nova onda de empreendedores retomou os velhos salões de Barbeiro e conquistou uma nova geração de jovens na profissão. Com exceção de um dos profissionais mais antigos da profissão, José Rosa Filho, 70 anos, conhecido como “Seu Zezé”, que há 43 anos possui a Barbearia do Zezé no Jardim Miriam, pertencendo a “Velha Guarda” dos barbeiros raízes.

Ir a sua barbearia já toda incrementada com a modernidade de seus concorrentes mais jovens, como internet, TV a Cabo e bebidas para seus clientes, é ainda fazer uma viagem no tempo, falando de futebol e de coisas antigas do bairro. Isto porque quando sua família mudou-se para São Paulo, Zezé tinha apenas cinco anos. “Eu lembro a minha boa infância que tive no Jardim Miriam. Aqui em frente (aponta para a Avenida Cupecê) não tinha asfalto, eu brincava descalço, subia em árvores, caçava passarinho (rrss ri). Ônibus só tinha na Avenida Bandeirante (atual Rua. Prof. Paulo Mangabeira Albernaz, Rua da EE Martins Pena), os adultos tinham que andar até lá”, lembrou.

Seu Zezé é um apaixonado ainda pelo futebol de várzea da região. Na parede guarda um dos retratos mais antigos do futebol de várzea da região, o time do Jardim Miriam, ainda no campo da Praça Tito Pacheco, que não existe mais, onde hoje é a Emef Sampaio Dória. Leitor assíduo, nos bancos ainda os clientes podem apreciar o jornal do dia.

Toda esta tradição é recompensada pelos clientes mais antigos, como o morador do bairro do Brooklin Carlos Andrade, que traz seu pai, a barbearia do Seu Zezé uma vez por semana. “Meu pai é cliente do Seu Zezé há 30 anos, ele só corta o cabelo com ele e mais ninguém”, disse.

Primeiros moradores do Jardim Miriam – Seu Zezé é um dos primeiros moradores do Jardim Miriam, ele se lembra das poucas casas que tinham na região e das fazendas que ainda existiam no local assim que chegou. Quando era criança só existiam cerca de 50 casas no bairro, podiam ser contadas.

Todo este tempo de bairro, e de conhecimento da vizinhança, fez com que fosse um barbeiro de sucesso, por isto é um dos mais antigos da região, ao ponto de clientes de outros bairros o procurarem. “Este senhor que mora no Brooklin, é o Dr Melo, o conheço de longa data, ele sempre agenda o corte comigo”, finaliza Zezé.

Serviço
Barbearia do Zezé
Endereço: Avenida Cupecê, 5670

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s