Notícias
Deixe um comentário

Comgás ‘suja’ o nome de seus clientes em cartório

A Comgás (Companhia de Gás de São Paulo) está “sujando” o nome de seus clientes em cartório de protesto por atraso em suas contas, mesmo em época de pandemia. Diferente da Enel (Empresa de Energia) e da Sabesp, que têm um prazo maior para que os inadimplentes negociem, a Comgás não leva o nome de seus clientes para o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), pior, com o atraso superior ao de 30 dias, a distribuidora de gás, protesta seus clientes em cartório e às vezes, para limpar o nome o custo pode sair mais caro, do que a própria conta.

 A reportagem do jornal O Bairro Cidade Ademar ouviu alguns moradores, dentre eles, SPS (sigla de seu nome, pois preferiu não se identificar) que informa que suas contas realmente estavam atrasadas por conta da pandemia, e aos poucos pagou seus débitos, porém teve uma surpresa ao não ser contratado por uma empresa, pois descobriu que seu n ome estava sujo em cartório. “Em nenhum momento recebi uma ligação, tinha contas atrasadas por conta da pandemia, não só da Comgás, mas da Sabesp, entre outras e em todas consegui negociar o pagamento, pois entrava no site, imprimia e as pagava. Agora vou ter que ir ao cartório pagar uma taxa e nem sei onde é”, lamentou.

Sua vizinha Sebastiana Sousa está com o mesmo problema. “Nunca recebi nenhuma ligação, minha conta atrasou dois meses, paguei todas no mês passado, mas descobri que meu nome está sujo”, reclamou.

Procurada pela reportagem a Comgás informa que está agindo dentro da lei. A empresa informa que o consumidor recebe a informação das contas atrasadas nas faturas subsequentes, além de avisos digitais (como por exemplo SMS, e-mail) quando o cadastro do cliente se encontra atualizado.

“Sujar o nome de seus clientes é legal”
A Comgás, em nota ao jornal O Bairro Cidade Ademar, afirma que o protesto é uma medida legal e utilizado como último recurso para regularização da dívida. Diz ainda que a Lei de protesto ou o Código de Defesa do Consumidor não impõe prazo mínimo para a cobrança, podendo ser feito de forma imediata ao vencimento e inadimplemento. Os canais de atendimento da Comgás estão à disposição para esclarecer as dúvidas do consumidor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s