Eleições 2020, Política
Comentário 1

Erundina pode ter sido uma boa prefeita, mas com graves erros

As eleições de 1988 foram marcantes em minha vida, pois foi à primeira eleição em que votei, após tirar o título de eleitor. Fiz campanha gratuita para a candidata Luiza Erundina, na época no PT, e fiquei muito, mas muito feliz com a sua vitória em uma virada histórica, pois ela estava bem atrás das pesquisas e conseguiu virar o jogo nas vésperas das eleições.

Era um garoto e ainda jogava bola em dois clubes municipais, o Joerg Bruder em Santo Amaro e o CEEI no Ibirapuera. Antes da popularização dos Sescs, muitos garotos da periferia, frequentavam estes clubes nos anos 80, que eram superlotados. Com a eleição de Jânio Quadros em 1986, o departamento de esportes, proibiu quem era de um bairro, frequentar os clubes de outro bairro, foi aí que muitos jovens da Cidade Ademar ficaram sem opções de lazer em definitivo. Não pude renovar a carteirinha, e torcia para que Luiza Erundina e seu departamento esportivo revogassem esta medida e isto não aconteceu.

Aos domingos, fui jogar no time do Joerg Bruder em Santo Amaro com a autorização do treinador, mas apenas alguns meses após a vitória de Erundina o treinador nos reuniu e nos deu a triste notícia que o clube iria fechar para reforma. Mas, não foi isto que aconteceu naquela época, mas sim, a destruição do campo, para a construção de um sacolão. E o clube passou meses fechado.

Um amigo me chamou então para ir jogar no campo do Jardim Miriam, mas em pouco tempo o local também foi interditado. Lá, a prefeitura concedeu parte do terreno para a construção do 98º DP, em frente a uma escola, o que é proibido por lei.

Um outro caso que fui completamente infeliz com Erundina aconteceu no final de seu mandato. Erundina criou o “Vale Desemprego”, que era um passe de ônibus para quem estava desempregado. Todos os trabalhadores desempregados deveriam comparecer no Autódromo de Interlagos para retirarem o benefício. Era estudante de jornalismo nesta época e estava desempregado e fui selecionado para trabalhar temporariamente na CMTC, para ser atendente neste posto de serviço.

Trabalhávamos em ônibus improvisados da CMTC que serviam de escritório, sem banheiros, e sem nenhuma estrutura. Atendíamos milhares de pessoas por dia, e os nossos salários sempre atrasavam. Até que, no inicio de 1993 fomos comunicados que o projeto tinha sido cancelado e para ir para nossas casas. Nunca recebi os dois últimos meses trabalhados e a empresa que prestava serviços desapareceu do mapa, deixando dezenas de funcionários sem pagamento, e eu, estava entre estas pessoas. Talvez a atenção da prefeita fosse outras, como a saúde e moradia e com toda a razão.

Este post foi publicado em: Eleições 2020, Política

por

Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Letras, pela Faculdade Diadema. Pós-Graduado em Estudos Linguísticos e Literários pela Fundação Santo André. Professor da Rede Estadual de Ensino... Amante da literatura e simplesmente andante das ruas de São Paulo e apaixonado pelas comidas de boteco.

1 comentário

  1. Yara Maria diz

    O governo da Erundina foi sabotado por aqueles que não tinham os mesmos ideais.
    Afirmo com certeza que a Erundina não concordaria com esses disparates.
    Lastimo saber tanto tempo depois,,,pois tinha acesso e poderia ajudar.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s