Notícias
Deixe um comentário

Coronavírus: veja os cuidados que devemos ter ao usar banheiros

MARIANE MANSUIDO

HOME OFFICE

A limpeza adequada de banheiros e os cuidados na hora de usar sempre foram essenciais para a manutenção da saúde e, no atual momento de pandemia do novo coronavírus, especialistas alertam que os hábitos de higiene devem ser redobrados. Além da principal via de transmissão da doença, que é o contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão com uma pessoa infectada, e o contato com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro ou tosse, estudos mostram uma forma secundária de transmissão: gotículas de urina e fezes.

Em entrevista ao jornal britânico Daily Mail, o engenheiro Qingyan Chen, da Universidade de Purdue, nos Estados Unidos, disse que quando as fezes ou partículas de urina são agitadas pelo fluxo da água, elas podem sair em forma de aerossol e serem liberadas no ar do banheiro caso a tampa do vaso sanitário não esteja fechada na hora da descarga. Dessa forma, o vírus pode ir para superfícies próximas, como paredes e toalhas.

Por isso, o engenheiro alerta para que as pessoas não se esqueçam dessa recomendação básica: abaixar a tampa do vaso antes de dar descarga. A estimativa é que esse simples gesto evita que 80% das partículas escapem do vaso sanitário.

Além dos cuidados básicos ao utilizar o banheiro, como lavar as mãos com água e sabão, e evitar tocar em superfícies, Qingyan Chen recomenda que, em banheiros públicos, as pessoas esperem cerca de dois minutos para usar, depois que alguém tenha dado a descarga.

BANHEIROS COMPARTILHADOS

Em casa, a recomendação é que o banheiro seja lavado com água sanitária, no mínimo, uma vez ao dia, especialmente se houver idosos, que são grupo de risco. Se houver algum familiar contaminado ou com suspeita de Covid-19, o ideal é que ele tenha um banheiro para uso exclusivo. Caso não seja possível, é necessário higienizar o banheiro completamente após cada uso.

Fontes: Daily Mail, Prefeitura de São Paulo

Este post foi publicado em: Notícias
Etiquetado como:

por

Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Letras, pela Faculdade Diadema. Pós-Graduado em Estudos Linguísticos e Literários pela Fundação Santo André. Professor da Rede Estadual de Ensino... Amante da literatura e simplesmente andante das ruas de São Paulo e apaixonado pelas comidas de boteco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s